
Os pronomes relativos, ou relative pronouns, são frequentemente usados para fazer conexão entre as frases. Eles fazem referência a um termo que já foi anteriormente mencionado, trazendo maiores detalhes e informações para uma oração principal, tornando-a assim mais clara.
É importante saber que, quando o pronome relativo tem a função de sujeito, vem acompanhado de um verbo; já quando faz a função de objeto, é seguido por um pronome ou por um substantivo.
Existem cinco pronomes relativos em inglês, são eles: who, which, that, whom e whose. Cada pronome possui sua função específica, podendo ser usado para pessoas, coisas, animais ou ambos. Hoje falaremos mais profundamente de três deles.
Pronouns “Who”
O pronome who é utilizado para falar sobre pessoas e tem a função de sujeito de um verbo.
Veja a seguir um exemplo prático do pronome who:
The designer who created this art is very talented — O designer que criou essa arte é muito talentoso.
Uma dica muito valiosa para quem deseja aprender mais sobre os pronomes relativos em inglês é utilizar o dicionário Cambridge. Ele é uma poderosa ferramenta de ensino para aqueles que desejam aprender ou aprimorar o seu inglês.
Como você pode ver, os pronomes relativos em inglês são de extrema importância para uma boa comunicação. Você quer aprender inglês de maneira fácil e eficaz? Vem para a Cultura Inglesa. Aqui oferecemos curso de inglês para adultos de altíssima qualidade, onde além dos relative pronouns você aprenderá toda a gramática da língua inglesa.
Pronouns “Which”
O pronome which é utilizado para falar sobre coisas, animais e sentimentos e pode ter a função de sujeito ou objeto do verbo seguinte.
Veja a seguir um exemplo prático do pronome which:
This is the game which I’m playing now — Este é o jogo que estou jogando agora.
É importante também destacar que which é usado em contextos onde há mais de uma opção específica sendo considerada. Por exemplo:
“Which do you prefer: the blue or the black one?” (Qual vestido você prefere: o azul ou o preto?).
Os pronomes relativos em inglês, como já mencionado anteriormente, juntam duas frases, chamadas de cláusulas relativas. Essas cláusulas podem ser restritivas e não restritivas. As cláusulas restritivas oferecem informações indispensáveis para o entendimento da oração; já as cláusulas não restritivas apresentam informações que não são indispensáveis para sua compreensão e que não alteram seu significado.
Em inglês, o relative pronouns which, pode ser utilizado para acrescentar informações que não são fundamentais para o entendimento de uma frase. Veja o exemplo:
My house, which is big, is in need of renovation — Minha casa, que é grande, precisa de reforma.
Como você pode ver, se retirarmos da frase a informação “which is big”, sua compreensão não sofrerá nenhuma alteração.
Pronouns “That”
O relative pronouns that é utilizado para pessoas, coisas e animais e pode ter a função de sujeito ou objeto do verbo.
Veja a seguir um exemplo prático do pronome that:
The dog that I told you about is in my mother house now — O cachorro de que eu te falei está na casa da minha mãe agora.
Curtiu essas dicas? Confira mais novidades no nosso blog. Sempre postando as novidades, dicas e curiosidades da língua inglesa. Estaremos a sua espera!.