Muitas pessoas conhecem ou já ouviram falar da Black Friday que é comemorada todos os anos na última sexta-feira do mês de novembro. A data refere-se a um importante dia para o comércio, em que muitas lojas oferecem descontos e chegam, até mesmo, a esgotar seus estoques.
A expressão em inglês, no entanto, só veio a se tornar sinônimo de desconto em 2001 nos Estados Unidos. No Brasil, o evento se popularizou apenas em 2010, quando o termo passou a ser utilizado como estratégia de marketing para alavancar as vendas das empresas.
A seguir, falaremos mais sobre a origem da Black Friday, sua relevância e quais são os países que adotaram a data em seu calendário. Confira!
Qual é a origem do termo “Black Friday”?
A Black Friday é, sem dúvidas, um dos dias mais aguardados no ano por lojistas e consumidores. O termo teve origem nos Estados Unidos e, atualmente, tem sido adotado em diversos países, como Brasil, Canadá e México. A expressão é utilizada como referência à temporada de descontos no comércio em várias partes do mundo.
A “sexta-feira negra”, como também é conhecida, representa um momento de campanha de vendas que oferece descontos vantajosos para a população nos mais variados tipos de produtos, como smartphones, notebooks, eletrodomésticos, calçados, livros, entre outros.
A data ocorre próxima ao Natal e às festas de final de ano, sempre na última sexta-feira do mês de novembro, geralmente após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos. Nesse dia, os consumidores e clientes criam grandes filas e disputam por preços mais baixos nas lojas.
A origem do termo surgiu no século XIX, em um período em que os investidores perceberam uma queda significativa do preço do ouro e se viram diante de uma enorme crise econômica. A Black Friday, portanto, foi criada com o intuito de estimular as vendas no final do ano, sendo uma data marcada pela procura por promoções e descontos que aquecem o número de vendas e pedidos para as empresas.
A Black Friday sempre foi um dia de grandes descontos?
A Black Friday nem sempre foi tida como uma festa popular de promoções e compras. O termo já foi utilizado para designar coisas diferentes, sendo que o primeiro registro da expressão vem de 1869, quando acionistas de Wall Street resolveram comprar grandes quantidades de ouro dos Estados Unidos para vender por preços maiores no mercado.
Em setembro desse mesmo ano, em uma sexta-feira, o mercado de ouro quebrou, deixando os investidores e as empresas arruinados. Por isso, a palavra “black” geralmente é usada para se referir à época de crise daquela sexta-feira. A Black Friday, como a conhecemos atualmente, só veio se popularizar no restante dos Estados Unidos após 1980.
A partir dessa data, os lojistas passaram a encarar o dia como uma oportunidade para aumentar as vendas e os lucros. O Dia de Ação de Graças, por exemplo, também tem relação com o período de consumo, sendo considerado o evento que marca oficialmente o início das compras de fim de ano.
Para aproveitar ainda mais a Black Friday, diversos lojistas estendem a data para todo o mês de novembro, chamando o evento de Black November. Os consumidores, nesse caso, podem aproveitar as promoções e os descontos o mês inteiro, e não apenas na sexta-feira.
Qual é a relevância da Black Friday?
A Black Friday é um período do ano bastante aguardado por empresas e clientes, tendo uma relevância significativa nas compras e aquisições de produtos. Ela também representa uma data de alta no comércio e no mercado como um todo, uma vez que as vendas aumentam e as lojas têm mais procura.
No Brasil, o evento se popularizou em 2010 e tem sido importante para as pessoas que não têm a chance de morar fora para aproveitar o período de descontos. Nos últimos anos, o termo também passou a ser compreendido como o dia no qual o lucro das vendas passa do vermelho para o preto, simbolizando resultados mais positivos na economia e no mercado de consumo.
Na Black Friday, com as lojas oferecendo promoções e liquidações que podem chegar aos 80%, muitas pessoas aproveitam para comprar produtos e serviços pagando bem menos do que no restante do ano. Ter um dia de compras no final de novembro, portanto, é uma excelente oportunidade para antecipar as compras de Natal e presentar seus entes familiares a um valor mais em conta.
Quais países adotaram essa data?
As vendas virtuais e os e-commerces impulsionaram a Black Friday e, atualmente, diversos países além dos Estados Unidos já adotaram a data em seus calendários. Brasil, México, Colômbia, Canadá, China, Reino Unido, Índia, entre outros, oferecem descontos vantajosos para o público em lojas físicas e online.
Mesmo que a data geralmente seja marcada na última sexta-feira de novembro, diversos varejistas aproveitam o apelo da tradição americana para estender o período de promoções até o fim do ano. Fora dos Estados Unidos, muitas empresas usam a mesma fórmula do evento para impulsionar seus negócios com o objetivo de alcançar um aumento mais expressivo nas vendas.
O pico de compras, inclusive, ocorre dias antes do evento em alguns países, sendo um momento ideal para adquirir eletrodomésticos, carros ou, até mesmo, para iniciar um empreendimento, uma vez que o evento está associado à riqueza e à prosperidade financeira.
Com o crescimento das vendas online, a Black Friday tem se popularizado cada vez mais em todo o mundo. Com a facilidade de compra e o aumento de consumidores, que não precisam mais se deslocar até as lojas físicas, a tradição tem sido cada vez mais popular, representando mais lucro e oportunidades de adquirir bens, produtos e serviços.
E você? Já conhecia a verdadeira origem da Black Friday? Conhecer as datas internacionais que comemoramos é muito importante para entender outras culturas, línguas e costumes. Para além disso, o momento também é uma chance para que as pessoas aproveitem ao máximo o evento e seus benefícios, sobretudo no Brasil.
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