O seu filho gosta de ouvir música? Se a resposta for sim, aproveite o momento atual para incentivá-lo a adquirir várias habilidades. A música no desenvolvimento infantil é um forte estímulo para as funções cognitivas e motoras, além de favorecer o aspecto afetivo e a socialização.
A música está presente em vários contextos de nossa vida, sendo utilizada tanto para entretenimento quanto para outras finalidades — a aprendizagem é uma delas. Para falar sobre as vantagens desse recurso no desenvolvimento das crianças, preparamos este post com informações que você precisa conferir. Boa leitura!
A importância de estímulos no desenvolvimento infantil
Desde o nascimento, a criança passa por várias etapas de desenvolvimento, cada qual com seu repertório de aprendizagem. Durante esse processo de amadurecimento, os estímulos do ambiente e as experiências vividas são elementos fundamentais.
Aprender não se limita à alfabetização, mas abrange tudo aquilo que a criança consegue absorver e interpretar. Brincar, ouvir e contar histórias, fazer novos movimentos corporais, escutar música e ter contato afetivo são exemplos simples de ações que garantem algum tipo de aprendizagem. Todos esses estímulos se refletem nas suas funções cognitivas e motoras, no desenvolvimento socioafetivo e na construção da personalidade.
A música, por exemplo, já está presente antes mesmo do nascimento. O bebê reconhece o som da voz da mãe nas canções que ela entoa durante a gestação e isso contribui para a formação do vínculo materno-fetal.
Mais tarde, ao desenvolver uma linguagem corporal mais elaborada, a criança aprende a integrar o corpo e a mente em uma mesma atividade. Nesse contexto, a música é uma ferramenta essencial para proporcionar a aprendizagem de uma forma leve e divertida.
A influência da música no desenvolvimento infantil
A inserção da música na rotina e na aprendizagem da criança é válida para vários aspectos do desenvolvimento — o que inclui incentivo à alfabetização, momentos de diversão com a família ou amiguinhos na escola, consciência sobre o próprio corpo, etc.
Entenda, a seguir, de que formas a música ajuda no desenvolvimento infantil!
Desenvolvimento cognitivo
Um dos principais impactos positivos da música no desenvolvimento infantil é sobre o aprimoramento das funções cognitivas. Para apreciar os sons e participar das atividades de musicalização — seja no contexto pedagógico, seja em brincadeiras casuais —, a criança precisa desempenhar múltiplas ações cerebrais.
No leque de habilidades desenvolvidas, estão:
- memória — auditiva, contextual e emocional;
- atenção dividida;
- foco e concentração;
- percepção sensorial;
- processamento de informações e reconhecimento.
Aquisição da linguagem
Durante os primeiros anos de desenvolvimento infantil, a música auxilia no desenvolvimento da linguagem verbal e não verbal. As crianças que ainda estão na fase de aprender a pronúncia correta das palavras são beneficiadas com o incentivo musical, devido aos elementos que são trabalhados, como armazenamento de informações e dicção.
Não somente a língua materna é facilmente aprendida por meio da música. O desenvolvimento infantil também é favorecido pelo contato com palavras estrangeiras, sendo que, quanto mais cedo a criança for estimulada, mais fácil será a absorção do idioma. Nesse contexto, os pequenos podem aprender inglês brincando, o que facilita muito a assimilação das palavras em um curso posterior.
Expressão corporal
Os estímulos provocados pela música fazem a criança se expressar por meio de movimentos corporais, o que favorece a psicomotricidade — amadurecimento do sistema nervoso devido à integração das funções motoras e psicológicas. Isso é percebido em gestos mais simples, como girar e bater palmas, assim como em movimentos mais amplos, complexos e elaborados.
Da mesma forma que no desenvolvimento infantil a música facilita a expressão emocional da criança, também existe um bom incentivo do desenvolvimento motor. Tanto a motricidade grossa quanto a coordenação motora fina são trabalhadas durante atividades com instrumentos musicais ou durante a dança.
Desenvolvimento socioafetivo
Tão importante quanto as funções motoras e cognitivas, o aspecto socioafetivo também é estimulado com música no desenvolvimento infantil. Essa questão tem sido cada vez mais trabalhada no âmbito da psicologia e da educação, devido à importância do contato social e afetivo para que a criança cresça emocionalmente saudável.
A música está presente nas cantigas de ninar e nos momentos em que o adulto tenta confortar e distrair o bebê. Essa é uma forma de transmitir segurança e estreitar os laços de afeto entre pais e filhos. Do mesmo modo, as atividades musicais são instrumentos de socialização desde a primeira infância, principalmente no ambiente escolar — e continuam reunindo pessoas até a vida adulta.
Criatividade
O contato com a música durante o desenvolvimento infantil ajuda a expandir a mente para outros cenários e sensações, assim como a narração de histórias e brincadeiras de “faz de conta”. O aspecto lúdico dessas atividades é uma mola propulsora para a criatividade — uma das habilidades que também têm despertado a atenção de educadores e psicólogos.
Além disso, conforme a idade da criança, ela já consegue criar arranjos, fazer improvisações durante as músicas e até arriscar suas próprias composições. De repente surge até a descoberta de um dom, não é mesmo?
Enriquecimento cultural
Sabemos que a música está presente como forma de arte e entretenimento, mas também faz parte de outros contextos, como religião e tradições populares do próprio país e de outros povos. A criança é curiosa por natureza, então, mostre a ela, por meio dos diferentes estilos musicais, que existem muitas outras culturas além da nossa.
Assim, o aprendizado sobre a diversidade que existe na sociedade também é válido para o amadurecimento dos mais jovens e para a formação do respeito às diferenças. É um tipo de imersão cultural que a criança pode experimentar desde cedo.
As formas de inserir a música no desenvolvimento de seus filhos
Agora que já ficou clara a importância da música no desenvolvimento infantil, vamos a algumas dicas práticas para estimular seus filhos com atividades musicais? Veja medidas simples que você pode adotar no dia a dia:
- cante com a criança, de preferência músicas com letras fáceis de memorizar;
- mostre opções educativas e deixe a criança livre para escolher a música que ela gostaria de ouvir;
- compartilhe também algumas de suas músicas favoritas com seus filhos;
- façam brincadeiras que dependam de estímulos musicais, como a clássica dança das cadeiras;
- escolham músicas com coreografias fáceis, a fim de também incentivar as funções motoras e a expressão corporal;
- ensine a criança a produzir sons com as próprias mãos ou com objetos;
- se o pequeno já tiver conhecimento da escrita, incentive a criação de uma letra — mesmo que seja apenas uma estrofe;
- apresente vários ritmos e idiomas e incentive a criança a aprender inglês com música.
Essas são algumas formas de utilizar a música no desenvolvimento infantil e estimular as habilidades do seu filho. Como vimos, esse é um recurso facilitador em vários aspectos — cognitivo, motor e socioafetivo —, além de aprimorar a aquisição da linguagem.
Falando nisso, o que acha de ajudar seu filho a aprender um novo idioma? Leia o próximo post e saiba mais sobre os benefícios do inglês para crianças.