Quando estamos aprendendo inglês, uma das dúvidas mais comuns que aparecem é a diferença entre “will” e “going to”. Outras dúvidas são como e quando usar o going to e como e quando usar o will? Ambos são usados para falar sobre o futuro, mas existem detalhes que você vai aprender a partir de agora.
Principais Diferença entre “Will” e “Going To”
A diferença entre eles é que apesar de ambos serem usados para situações futuras, exemplo: o will é mais comum em decisões instantâneas, promessas e previsões incertas. Já o Going to é usado para planos existentes e previsões baseadas em sinais ou evidências.
Quando escolher entre um ou o outro?
Use “will” para decisões instantâneas e possibilidades baseadas em opiniões, enquanto “going to” é sua escolha quando tem um plano definido ou se apoia em evidências. Exemplos de frases:
- “I think I will take the bus.” (Eu acho que vou pegar o ônibus.)
- “I will help you with your homework.” (Eu vou te ajudar com seu dever de casa.)
- “Look at those clouds! It’s going to rain.” (Olhe aquelas nuvens! Vai chover.)
- “I am going to visit my friends this weekend.” (Eu vou visitar meus amigos neste fim de semana.)
Como e quando usar o going to?
Veja alguns exemplos de como é simples:
- Planos Futuros: use quando você tem algo em mente e já decidiu fazer. Exemplo: “I’m I’m going to study for the test today. (Eu vou estudar para a prova hoje).
- Previsões possíveis: use quando a situação indicar que algo vai acontecer. Por exemplo: Did you hear the thunder? It’s going to rain. (Ouviu o trovão? Vai chover.)
- Intenções: sempre que houver a intenção de fazer algo, mesmo que não tenha um plano concreto ainda. Exemplo: I will be less sedentary. (Vou ser menos sedentário).
Toda essa gramática pode ser compreendida com facilidade através da junção de aulas, material de apoio e tecnologia. A Cultura Inglesa tem diferentes formas de te ajudar a falar inglês de verdade. A aula na cultura inglesa garante turmas na mesma faixa etária e que estão no mesmo ritmo de conhecimento e aprendizado. Permita-se conhecer uma unidade e investir no curso que pode mudar sua vida.
Confira agora alguns exemplos de como e quando usar o Going to:
I’m going to visit my grandparents this weekend. (Estou indo visitar meus avós neste fim de semana.). Essa frase mostra que você já tem um plano definido para visitar seus avós.
She’s going to start a new job next month. – (Ela vai começar um novo trabalho no próximo mês.). Aqui, sabemos que a pessoa já está ciente da mudança e está se preparando para isso.
They are going to travel to Europe next summer. – (Eles vão viajar para a Europa no próximo verão.). Isso indica uma intenção clara de viajar, mostrando que eles estão animados com o plano.
Como e quando usar o will?
Saiba como e quando usar o will: Ele é um auxiliar muito utilizado na língua inglesa, principalmente para formar o futuro simples. Ele é geralmente usado para expressar ações que ocorrerão no futuro, decisões instantâneas ou promessas. Vamos entender melhor quando usar e algumas frases de exemplo!
Confira os exemplos abaixo:
- They will finish the project on time. (Eles terminarão o projeto a tempo.)
- I will call you later. (Eu te ligarei mais tarde.)
Faça um curso de inglês para dominar essa e outras regras gramaticais. Uma dica de ouro é que o aluno não se limite a sala de aula, mas também pratique inglês no dia a dia. Aprender inglês é muito divertido quando você encontra uma didática como a da Cultura Inglesa, que há décadas ajuda pessoas a falarem o idioma. Essa é a sua chance de aprender inglês de verdade! Confira mais novidades no nosso blog.