Você já ouviu falar nos benefícios dos jogos para as crianças? Aprender em casa deixou de ser sinônimo de tédio e chateação há bastante tempo! Hoje, existem várias brincadeiras e jogos capazes não só de divertir os pequenos, como também de trabalhar potencialidades e desenvolver competências intelectuais e sociais.
Isso quer dizer que, jogando, eles desenvolvem novas habilidades, exploram o mundo de forma criativa e se comunicam de maneiras diferentes. Legal, não é? Por isso, para incentivar você a brincar com seu filho, preparamos um conteúdo especial que traz os principais benefícios dos jogos. Acompanhe!
1. Divertem e entretêm a criança
Jogos são ótimos passatempos para as crianças! Deixando de lado um pouco os videogames, encontramos uma variedade de brincadeiras analógicas divertidíssimas, tanto para o pequeno quanto para toda a família.
São distrações perfeitas em dias chuvosos, noites em família ou aqueles momentos nos quais as crianças estão em casa sem ter muito o que fazer. Confira a seguir algumas opções para além dos videogames:
- jogos de tabuleiro;
- card games;
- role-playing game, conhecido também como RPG;
- jogos de cantiga;
- jogos dos erros;
- jogos de memória;
- quebra-cabeças.
2. Aumentam o foco e a concentração
O aumento do foco e da concentração é um dos principais benefícios dos jogos. Além de entreter, eles têm o poder de desenvolver a memória e a atenção dos jovens, o que contribui significativamente para o aumento de rendimento na escola. Bom, não é mesmo?
Daremos um exemplo. Os jogos de erros, mencionados acima, estimulam a criança a prestar atenção em imagens a fim de que identifiquem diferenças entre elas. Essa ação incita a concentração, pois o pequeno precisa ficar atento aos detalhes. O mesmo ocorre em jogos de liga-pontos ou labirintos.
3. Ajudam no controle das emoções
Por meio dos jogos, as crianças descobrem formas diferenciadas de se expressar. Elas têm a oportunidade de reconhecer sentimentos e emoções e, ainda, controlá-los de modo construtivo e consciente.
A frustração é uma das emoções exploradas nos jogos, afinal, a criança aprende a lidar com a condição de perdedor e vencedor. Ela tem a oportunidade de compreender que essas condições são transitórias e que perder e ganhar faz parte da vida, sempre.
4. Auxiliam o desenvolvimento de habilidades de interpretação
Jogos de interpretação, como o role-playing game (RPG), simulam situações reais, permitindo que os participantes assumam papéis de pessoas diferentes e com histórias distintas. Essa interação é bastante útil para crianças e adolescentes que são mais tímidos, sabia?
Ao interpretar um personagem, o pequeno vai sair de sua zona de conforto e ficará mais à vontade para falar com outras pessoas e até explorar sentimentos. É como se ele estivesse utilizando uma espécie de “máscara” enquanto joga, permitindo que ele se sinta menos vulnerável ao explorar o mundo sob diferentes óticas.
5. Fortalecem os vínculos familiares
Um dos melhores benefícios dos jogos é o fortalecimento dos vínculos familiares. Gostamos dessa vantagem, porque ela permite que pais e filhos estejam mais próximos, compartilhando gostos juntos, independentemente da geração.
Dá para apostar naquelas brincadeiras mais tradicionais, como amarelinha, pique-esconde e quebra-cabeças, ou aproveitar as tecnologias e curtir um videogame. Mas o ideal é sempre dar preferência pelos jogos que permitem o olho no olho, sabe? Esse contato mais próximo relaxa, gera risadas e troca de experiências.
6. Mostram a importância do respeito às regras
Toda criança necessita de regras, por isso os jogos são essenciais para que elas entendam a importância disso no dia a dia. Assim, passatempos com normas preestabelecidas e que visam um objetivo, além de divertidos, desenvolvem não só os limites, mas também o senso de cooperação e competição.
A criança aprenderá a esperar sua vez de jogar e entenderá que precisa cumprir regras para realizar uma determinada ação, por exemplo. Além disso, vai compreender que, muitas vezes, é preciso trabalhar em grupo para alcançar um determinado objetivo, seja na escola, seja na sociedade em geral.
7. Contribuem para o ensino da língua inglesa
Por fim, um dos benefícios dos jogos é o aprendizado da língua inglesa. O inglês é o idioma mais importante do mundo, portanto, dominá-lo deixou de ser um diferencial no currículo e passou a ser uma necessidade. Sendo assim, saiba que estudar inglês na infância pode ajudar o pequeno a alcançar a proficiência com mais facilidade.
Nesse sentido, os jogos podem auxiliam bastante. Eles ajudam a criança a expandir o vocabulário de maneira divertida e promovem um aprendizado lúdico e interativo, especialmente se a aposta for nos videogames. Outra vantagem legal é que servem como um estímulo para ela estudar cada vez mais. Afinal, se optar por jogos em outro idioma, precisará estudar essa língua para acompanhar o game.
Se o jogo está em inglês e a partida é envolvente, pode ter certeza de que ela prestará mais atenção aos textos e áudios para compreender melhor o que está acontecendo. Você vai perceber até a procura de novas palavras no dicionário. Em suma, inconscientemente, seu filho aprenderá enquanto brinca e de maneira muito natural.
Por outro lado, lembre-se de que os jogos são recursos complementares ao ensino da língua inglesa, tudo bem? O ideal é buscar uma escola com métodos de ensino inovadores e aulas preparadas especialmente para a faixa etária do seu filho. Dê preferência, então, por instituições com profissionais qualificados e capazes de oferecer um ensino atual, dinâmico e relevante para o cotidiano da criança.
Pronto. Você já conhece os sete principais benefícios dos jogos! Como pôde conferir, eles desenvolvem habilidades sociais dos pequenos e contribuem bastante para a construção e compreensão do conhecimento.
Além disso, são opções perfeitas para ajudar seu filho a aprender inglês na infância de maneira lúdica. Vale ressaltar que os jogos atuam como complemento desse aprendizado, ou seja, é sempre bom contar com uma escola de qualidade no processo de ensino-aprendizagem.
Gostou de saber mais sobre os benefícios dos jogos? Então, deixe seu comentário abaixo contanto quais brincadeiras você pretende incluir no dia a dia do seu filho!