Você já deve ter ouvido falar do Valentine’s Day, não é mesmo? Muitas pessoas não sabem o seu real significado ou acreditam ser apenas o Dia dos Namorados americano. Mas será que é só isso mesmo? Por que será que, diferentemente do Dia dos Namorados brasileiro, o resto do mundo escolheu o dia 14 de fevereiro para celebrar o amor? Continue a leitura para saber essa e outras curiosidades.

Origem do Valentine’s Day
Existem algumas teorias sobre a origem do Valentine’s Day. Uma delas faz referência ao tradicional festival da Lupercália, comemorado todos os anos em fevereiro pelo Império Romano, para celebrar a fertilidade e o início da primavera. Nele, os rapazes sorteavam o nome daquela que seria sua parceira durante todo o festival e em todas as festas do ano, e muitas vezes acabavam casando-se com elas.
Porém, a principal delas está relacionada a um bispo chamado Valentim.
Quem foi São Valentim
O que se conta é que o imperador Claudio II havia proibido os soldados romanos de se casarem, sob o argumento de que, ao se preocupar com suas famílias, eles se enfraqueceriam nas batalhas. Porém, Valentim, descumprindo a ordem, continuou a realizar os matrimônios secretamente.
Sendo descoberto, foi preso e condenado à morte, mas, antes, acabou se apaixonado pela filha de um dos carcereiros e, em seu último dia de vida, escreveu-lhe uma carta assinando-a “o seu Valentim”; surge então a prática de se enviar cartas nesse dia.
Tornando-se um mártir, após alguns séculos, São Valentim é declarado santo, passando a ser homenageado no dia 14 de fevereiro, data da sua morte. É a partir daí que surge o Valentine’s Day, dia em que grande parte do mundo celebra o amor.
Valentine’s Day no Brasil vs outros países
Apesar de o Valentine’s Day também ter chegado ao Brasil e de ser celebrado por grande parte da população, oficialmente o Dia dos Namorados no país é comemorado no dia 12 de junho. Mas será que as festas são distintas apenas na data? E mais, por que esse foi o dia escolhido para a comemoração? É o que veremos a seguir.
Como surgiu o Dia dos Namorados no Brasil?
Como mencionado anteriormente, o Dia dos Namorados brasileiro é comemorado no mês de junho e essa escolha está longe do romantismo celebrado nesse dia. Seu verdadeiro significado é puro e exclusivamente comercial.
No ano de 1949, um famoso publicitário da época, João Doria, recebeu a difícil missão de uma grande loja de roupas: aumentar as vendas do mês de junho, considerado um mês bastante ruim para todo o comércio.
Inspirado pelas outras grandes datas, como o Dia das Mães, considerada a segunda melhor data comemorativa para o comércio, João decidiu criar um dia para celebrar o amor.
Aproveitando que no dia 13 de junho se comemora o dia de Santo Antônio, um santo católico bastante popular nas festas juninas do Brasil e conhecido como o “santo casamenteiro”, decidiu que o Dia dos Namorados seria celebrado em sua véspera. E assim, o dia 12 de junho se tornou a data oficial dos namorados no Brasil.
Diferenças entre o Valentine’s Day e o Dia dos Namorados brasileiro
Além das datas, podemos destacar o público-alvo como a principal diferença entre o Valentine’s Day e o Dia dos Namorados brasileiro. É que, como o próprio nome sugere, no Brasil a data é comemorada exclusivamente pelos casais. Já no Dia de São Valentim, como acontece na Inglaterra e nos Estados Unidos, essa comemoração se estende também para os amigos, familiares e até mesmo para os pets.
Como o Valentine’s Day é celebrado no mundo
Veja a seguir como o Valentine’s Day é celebrado ao redor do mundo, seus principais costumes e presentes.
- Estados Unidos – A comemoração é bem parecida com a dos brasileiros. Entre os principais presentes estão chocolates, flores e os tradicionais cartões. É costume fazer os próprios cartões para presentear quem se ama; além de acontecer nas escolas o “correio do amor” (o popular “correio elegante” das festas juninas do Brasil) entre crianças e adolescentes.
- França – Considerado um país tradicionalmente romântico, na França o grande destaque fica por conta da Vila de Valentine. De 12 a 14 de fevereiro, a vila ganha uma decoração especial. O costume entre os franceses é de se plantar uma árvore a dois, representando o amor que crescerá e vai florescer.
- Inglaterra – Na Inglaterra também acontece a tradicional troca de presentes entre todas as pessoas que se amam. Chocolates, ursinhos e cartões costumam ser os principais presentes. A tradição é fazer os próprios doces para presentear.
- Itália – Os italianos têm uma forma bem similar à dos brasileiros de se comemorar o Valentine’s Day, com troca de presentes e jantares românticos.
A importância do Valentine’s Day no universo do inglês
Já deu para perceber que o Valentine’s Day é amplamente comemorado em países que têm o inglês como sua língua nativa e nos que a adotam como idioma global. Para não fazer feio, separamos algumas palavras e expressões para você arrasar na paquera.
Aprender uma nova língua é essencial para todos, seja para alcançar o sucesso profissional ou para curtir momentos agradáveis com a pessoa amada pelo mundo afora. A Cultura Inglesa te ajuda a aprender inglês de forma rápida e eficaz. Não perca mais tempo e matricule-se já em uma de nossas unidades, e assim você já poderá começar a planejar o destino para comemorar o Valentine’s Day sem se preocupar com o idioma.
Relacionamentos e Papéis
- Husband – Marido
- Wife – Esposa
- Fiancé – Noivo
- Fiancée – Noiva
- Partner – Parceiro(a)
- Spouse – Cônjuge
- Significant Other – Pessoa amada (parceiro(a))
- Soulmate – Alma gêmea
- Companion – Companheiro(a)
- Ex-boyfriend / Ex-girlfriend – Ex-namorado(a)
- Ex-husband / Ex-wife – Ex-marido / Ex-esposa
Expressões Românticas
- To have a crush on someone – Estar a fim de alguém
- To be head over heels in love – Estar perdidamente apaixonado
- Pop the question – Pedir em casamento
- To tie the knot – Casar-se
- Wedding bells – Sinos de casamento (símbolo de casamento)
- To fall head over heels – Apaixonar-se profundamente
- Lovebird – Pombinho (casal apaixonado)
- To go out with someone – Sair com alguém (em um encontro)
- To sweep someone off their feet – Fazer alguém se apaixonar perdidamente
- Blind date – Encontro às cegas
- Love at first sight – Amor à primeira vista
- Love is in the air – O amor está no ar
- To crack onto someone – Dar em cima de alguém
- Falling for you – Apaixonado por você
- To be lovesick – Doente de amor
- To kiss – Beijar
- To chat someone up – flertar com algué
Termos Carinhosos
- Babe – Amor, querida(o)
- Honey – Querido(a)
- Sweetheart – Amorzinho
- Darling – Querido(a)
- My love – Meu amor
- Sugar – Doce
- Pumpkin – Abóbora (usado de forma carinhosa)
- Cutie – Fofura
- Snugglebug – Carinhoso, pessoa que gosta de abraçar
Relacionamentos e Fases
- Dating – Namorando
- Engagement – Noivado
- Marriage – Casamento
- Couple – Casal
- Breakup – Término
- Anniversary – Aniversário de relacionamento
- Honeymoon – Lua de mel
Curiosidades sobre o Valentine’s Day
- Como mencionamos anteriormente, em muitos lugares o Valentine’s Day não se limita apenas aos casais. E justamente por isso que os professores são os que mais recebem cartões nesse dia.
- Milhares de pessoas compram presentes para os seus pets’s nessa data.
- As mulheres são as principais compradoras nessa ocasião, estima-se que cerca de 85% das compras são delas.
E não para por aí, que tal dar uma olhada nas tradições únicas de alguns países? Você vai se surpreender com algumas delas.
- Japão – O país tem uma forma bem inusitada de se comemorar a data. É costume que as mulheres presenteiem os homens com doces, onde cada doce tem o seu significado específico, logo, é preciso ter bastante cuidado na escolha. No mesmo dia do mês seguinte, é a vez dos rapazes presentearem as moças, esse dia é conhecido como Dia Branco.
- África do Sul –As mulheres que ainda estão solteiras costumam escrever em um coração de feltro o nome do rapaz que estão interessadas e costurá-lo sob a blusa que será usada no dia 14 de fevereiro. Depois, é só esperar e ver se o pretendente retribuirá o interesse.
- Dinamarca – Na Dinamarca, as tradicionais rosas vermelhas são substituídas por rosas brancas, além de trocarem os chocolates por pães doces.
- Filipinas – Nesse dia são realizados casamentos em massa, tudo custeado pelo governo.
Como celebrar o Valentine’s Day fora do Brasil
Como vimos até aqui, o Valentine’s Day é celebrado com algumas particularidades e tradições em diversos países. Então, se você for comemorar essa data fora do Brasil, é bom ficar por dentro dos costumes.
Se viajar para a Itália, por exemplo, vale a pena reservar um belo restaurante para desfrutar da gastronomia local; se estiver nos Estados Unidos, aproveite para presentear com os belos cartões disponíveis nessa época. São infinitas possibilidades de presentes e comemorações.
Curtiu essas curiosidades? Confira mais novidades no nosso blog. Sempre postando as novidades, dicas e curiosidades da língua inglesa. Estaremos a sua espera!