Os tempos verbais em inglês indicam o momento da ação: passado, presente ou futuro. Por exemplo, o Present Perfect conecta o passado ao presente, usando have/has + particípio (ex: He has finished). Neste artigo, você irá conhecer e saber mais desse e de outros tempos verbais!
Tempos verbais
Os tempos verbais em inglês expressam ações em diferentes momentos. Dois tempos essenciais são o Simple Past e o Simple Future, usados para falar do passado e do futuro, respectivamente.
1. Simple Past (Passado Simples)
O Simple Past é usado para falar de ações que começaram e terminaram no passado. Geralmente, é acompanhado de palavras como yesterday, last week ou in 2024.
Estrutura:
Verbo regular: Sujeito + verbo no passado (terminação -ed)
Verbo irregular: Sujeito + forma no passado (forma específica do verbo)
2. Simple Future (Futuro Simples)
O Simple Future é usado para expressar ações que ainda acontecerão no futuro.
Estrutura:
Sujeito + will + verbo no infinitivo (sem “to”)
3. Present Perfect
O tempo verbal Present Perfect será utilizado para falar de ações que aconteceram que têm alguma conexão com o momento presente. Sua estrutura é formada pelo verbo have/has + o particípio passado correspondente ao verbo principal. Ele é usado em algumas situações:
Ações que aconteceram em um momento não falado no passado, mas têm impacto no presente.
Exemplo: I have visited London. (Eu visitei Londres – não se especifica quando, mas a ação tem relevância para o presente.)
Ações que começaram no passado e continuam até o presente.
Exemplo: She has worked here for five years. (Ela trabalha aqui há cinco anos.)
Experiências de vida.
Exemplo: I have seen that movie before; it’s the one where the main character travels back in time, right?. (Eu já vi esse filme antes; é aquele em que o personagem principal volta no tempo, certo?)
Para aprender na prática o simple past e tantas outras regras gramaticais, escolha um curso de inglês na Cultura Inglesa. Sempre tem um curso que melhor se adequa ao seu perfil de estudante, incluindo, com colegas na mesma faixa etária.
4. Present Continuous
O Present Continuous sempre será usado para falar de ações que estão acontecendo no momento da fala, ou seja, que estão em progresso. Sua estrutura básica é o verbo to be no presente (am/are/is) + verbo com a terminação -ing. Além disso, ele pode ser usado para falar de planos futuros ou ações temporárias. Exemplos:
Ações no momento da fala.
Exemplo: I am reading a book right now. (Estou lendo um livro agora.)
Ações temporárias.
Exemplo: She is staying with us for the weekend. (Ela está ficando conosco no final de semana.)
Planos futuros
Exemplo: We are meeting our friends tomorrow to celebrate John’s birthday. (Nós vamos nos encontrar com nossos amigos amanhã para celebrar o aniversário do John.)
5. Past Continuous
O Past Continuous é usado para descrever ações que estavam em progresso em um determinado momento no passado. Esse tempo verbal é estruturado pelo verbo to be no passado (was/were) + verbo com a terminação -ing. Esse tempo é comumente usado para:
Ações em progresso no passado.
Exemplo: I was reading when you called. (Eu estava lendo quando você ligou.)
Ações simultâneas no passado.
Exemplo: She was watching TV while I was cooking. (Ela estava assistindo TV enquanto eu estava cozinhando.)
Ações interrompidas por outra no passado.
Exemplo: They were walking in the park when it started raining. (Eles estavam caminhando no parque quando começou a chover.)
Exemplos de tempos verbais
Vejamos alguns exemplos de tempos verbais:
Presen Simple: They play tennis every Sunday. (Eles jogam tênis todo domingo.)
Present Continuous: I am reading a book right now. (Estou lendo um livro agora.)
Present perfect: Exemplo: I have lived here for five years. (Eu moro aqui há cinco anos.)
Aprenda essas de forma prática com um curso de inglês, usufruindo de uma didática voltada para o dia a dia. Escolha agora uma turma com outros alunos na mesma faixa etária que você e aprenda naturalmente com aulas práticas de verdade! Aprender uma nova língua é uma das melhores formas de expandir os seus horizontes e obter novas oportunidades. Confira mais novidades e aprendizados no nosso blog.