Quando estamos aprendendo inglês, uma das dúvidas mais comuns é sobre a diferença entre “Some” e “Any”. Neste artigo você aprenderá como e quando usar some e como e quando usar any.
Diferenças entre “Some” e “Any”
Embora os dois termos possam ser traduzidos como “algum” ou “alguma” em português, eles possuem contextos distintos. O some busca uma resposta positiva, enquanto o any não tem certeza do que vai ouvir em resposta, por isso a diferença entre “Some” e “Any” facilita a distinção de termos.
Quando escolher entre some e any?
Uma dica útil para saber quando escolher entre some e any é pensar na intenção por trás da sua frase. Se você está fornecendo ou afirmando algo, pense em “some”. Se você está negando ou perguntando sem certeza, use “any”. Com a prática, fica mais fácil reconhecer quando usar cada um deles. Confira alguns exemplos de frases:
Some: é comum em frases afirmativas.
I have some friends who will be coming here later. (Eu tenho alguns amigos que virão aqui mais tarde)
Would you like some coffee? (Você gostaria de um pouco de café?)
Any: é mais comum em frases com perguntas ou frases negativas.
Do you have any questions? (Você tem alguma pergunta?)
I don’t have any money left. (Eu não tenho nenhum dinheiro sobrando.)
Como e quando usar “some”
Você sabe como e quando usar “some”? Normalmente “some” é usado em frases afirmativas e perguntas informais, ao se esperar por uma resposta positiva. Quando se trata de quantidades indeterminadas, “some” também é a escolha. Exemplos de como e quando usar “some”:
Oferecendo ou pedindo algo: “Would you like some tea?” (Você gostaria de um pouco de chá?)
“Can I get some lemonade?” (Posso pegar um pouco de limonada?)
Quantidades indeterminadas: “I saw some birds in the park.” (Eu vi alguns pássaros no parque.)
“There are some great books in that library.” (Há alguns livros ótimos nessa biblioteca.)
Afirmativas e perguntas: – “I have some suggestions for the party.” (Eu tenho algumas sugestões para a festa.)
Além de aprender a estrutura gramatical do idioma, você poderá mergulhar em um novo mundo em que gírias, sotaques e até as expressões do dia a dia fazem parte do aprendizado. A aula na cultura inglesa permite que o aluno conheça o idioma na prática, sem se focar apenas em formalidades. Na Cultura Inglesa o aluno aprende a se comunicar, seja em uma reunião de trabalho, palestra, ou bate papo com os amigos em uma festa.
Como e quando usar o Any?
E então, você já sabe como e quando usar “any”? O any é mais comum em frases negativas e perguntas. Geralmente se refere a uma quantidade indeterminada ou não específica, o que o torna muito útil em muitas conversas. Então, sempre que você estiver em dúvida, pensar em “any” pode ser a solução! Exemplos de como e quando usar “any”:
Frases negativas: Usamos “any” em frases negativas. Por exemplo: “I don’t have any tickets..” (Eu não tenho nenhum ingresso). Aqui, “any” indica que não temos nada.
Frases interrogativas: “Do you have any suggestions for the project?” (Você tem alguma sugestão para o projeto?).
Frases condicionais: “If you find any answers, let me know.” (Se você encontrar alguma resposta, me avise.).
Fala informal: “I can eat any food now! (Eu posso comer qualquer alimento agora!).
Faça um curso de inglês para dominar essa e outras regras gramaticais. Uma dica de ouro é que o aluno não se limite a sala de aula, mas também pratique inglês no dia a dia. Aprender inglês é muito divertido quando você encontra uma didática como a da Cultura Inglesa, que há décadas ajuda pessoas a falarem o idioma. Essa é a sua chance de aprender inglês de verdade! Confira mais novidades no nosso blog.