O Present Perfect é um dos tempos verbais mais utilizados na língua inglesa, e apesar de parecer um pouco complicado à primeira vista, quando se entende como ele funciona, tudo se torna muito mais fácil. Neste guia, vamos te ensinar o que é Present Perfect, as regras do Present Perfect e mostraremos frases com Present Perfect para facilitar o seu aprendizado.
O que é o Present Perfect?
Você sabe o que é Present Perfect? O Present Perfect é um tipo de tempo verbal que conecta o passado com o presente. Ele é usado para descrever situações que ocorreram em algum momento no passado, mas que possuem importância no tempo presente.
Exemplos
- I have visited Paris. (Eu visitei Paris). Neste exemplo de present perfect, o interlocutor conta sobre uma experiência de vida. A visita a Paris aconteceu em tempo passado, mas é relevante para ele agora, talvez porque a pessoa esteja planejando outra viagem ou está comentando sobre algo que viu ou aconteceu na cidade.
- She has learned to play the piano. (Ela aprendeu a tocar piano.) Aqui, sabemos que a pessoa aprendeu a tocar piano em algum ponto do passado e, isso pode ter impacto em sua vida atual.
Diferença entre Present Perfect e Simple Past
Quando falamos sobre ações no passado em inglês, é possível escolher entre o Present Perfect e o Simple Past. Mas como saber qual usar? Vamos dar uma olhada nas diferenças entre Present Perfect e Simple Past agora!
O Simple Past (Passado Simples) é usado para descrever ações que começaram e terminaram em um determinado momento. Por exemplo, se disser que foi ao teatro ontem, a ênfase está na ação específica que aconteceu em um tempo definido – “ontem”. Geralmente, esse tempo é indicado por expressões como “yesterday”, “last week” ou “in 1980”. Então, se você quer falar sobre algo que aconteceu e acabou, o Simple Past é a escolha certo.
Já o Present Perfect é um pouco mais complexo. Ele é usado para ações que têm relevância no presente ou que ainda estão em andamento. Por exemplo, se você disser que já foi ao teatro, a ideia é que essa experiência tem um impacto agora, talvez porque você está falando sobre seus gostos ou sobre o que fará. O Present Perfect se forma usando “have” ou “has” + o particípio passado do verbo. Será usado quando quiser conectar o passado ao presente. Alem disso, ele também não costuma incluir tempo específico. Além disso, o Present Perfect é ótimo para falar sobre mudanças que vão ocorrendo ao longo do tempo.
Se você está pensando em fazer um curso de inglês, vai por mim, é uma das melhores decisões que poderia tomar! Aprender essa língua abre muitas portas, seja para estudos, turismo, trabalho ou até mesmo para entender suas músicas favoritas. E claro que para chegar lá, você vai aprender tudo sobre esse tempo verbal e outros tempos verbais no curso de inglês. Além disso, um curso de proficiência é uma excelente forma de validar as suas habilidades. Muitos empregadores buscam certificados que comprovem que você realmente sabe o que alega saber. Ter um diploma de proficiência pode ser o diferencial para se destacar no mercado de trabalho e até mesmo disputar uma vaga de graduação no exterior.
Regras do Present Perfect
As principais regras do Present Perfect são: sujeito + have/has + verbo no particípio passado. Importante salientar que o have deve ser usado com os pronomes I, You, We e They. Já o has usa-se com He, She e It.
Quando usa-lo?
- Experiências da vida: usamos o tempo verbal para falar sobre experiências que alguém teve em algum momento da vida, sem dizer exatamente quando. Exemplo: I have eaten sushi. (Eu já comi sushi.) – Aqui, não dizemos quando isso aconteceu, apenas que já ocorreu.
- Ações que começaram no passado, mas continuam no presente: se uma ação começou no passado e ainda está em andamento, usamos o Present Perfect. Exemplo: They have lived in London for five years. (Eles moram em Londres há cinco anos.) – Isso quer dizer que eles começaram a morar lá no passado e ainda moram.
- Mudanças ao longo do tempo: para descrever como algo mudou ao longo do tempo. Exemplo: My English has improved since I started taking classes. (Meu inglês melhorou desde que comecei a fazer aulas.)
- Ações que aconteceram recentemente: quando uma ação foi realizada recentemente e tem relevância no presente. Exemplo: He has just finished his project. (Ele acabou de terminar o projeto.) – “Just” indica que a ação terminou há pouco tempo.
Present perfect continuous
É o tempo verbal para expressar ações que começaram no passado e ainda estão acontecendo ou que acabaram de terminar, mas têm um impacto no presente. É uma forma bem interessante porque se refere à duração ou ao processo da ação. A estrutura básica é simples: usamos “have/has been” seguido do verbo no gerúndio (que termina em -ing). Por exemplo, se quisermos dizer que alguém está estudando inglês desde o mês passado, diríamos: “I have been studying English since last month”. Aqui, estamos mostrando não apenas que a pessoa está estudando, mas também quanto tempo já passou desde que começou os estudos.
Pergunta com Present Perfect
Para formular perguntas com presente perfect, use a seguinte regra: – have/has + sujeito + verbo no particípio passado. Exemplo: Have you read this book? (Você leu este livro?)
Afirmação com Present Perfect
Para escrever ou falar uma afirmação com present perfect use a regra: sujeito + have/has + verbo no particípio passado. Exemplo: I have finished my homework. (Terminei meu dever de casa.)
Negação com Present Perfect
Se o objetivo é fazer uma negação com presente perfect, use sujeito + have/has + not + verbo no particípio passado. Exemplo: I have not (haven’t) seen that movie. (Eu não vi aquele filme.)
Aprender uma nova língua pode abrir muitas portas, tanto na sua vida pessoal quanto profissional. Hoje em dia, o inglês é essencial, seja para viajar, estudar ou até mesmo para se destacar no mercado de trabalho. Por isso, faça seu curso de inglês com a Cultura Inglesa e mude o rumo de sua vida! Gostou do conteúdo? Explore nossos cursos preparatórios e dê o próximo passo rumo ao sucesso profissional. Confira mais no nosso blog.